sexta-feira, 17 de outubro de 2025

2002 Feira de Ciências Humanas e Sociais CIEP 432 3° Tri. 2025 TURMA 2002

2002 - Feira de Ciências Humanas e Sociais- CIEP 432 - 3° Trimestre 2025.




Tema da turma:


Empreendedorismo na Juventude: Uma Semente para Transformar o Futuro



O empreendedorismo vai muito além da ideia de simplesmente "abrir um negócio". Ele é, antes de tudo, uma mentalidade. É a capacidade de identificar problemas e necessidades, e desenvolver soluções criativas e inovadoras para resolvê-los. É sobre iniciativa, resiliência, autoconfiança e a coragem de correr riscos calculados. Para o adolescente e o jovem do Ensino Médio brasileiro, compreender e abraçar essa mentalidade pode ser a chave para desbloquear um futuro de oportunidades e realização pessoal e profissional.


A escola do século XXI e a pedagógia empreendedora 

A pedagogia empreendedora é uma abordagem educacional focada no desenvolvimento de habilidades para identificar oportunidades, inovar e resolver problemas, tanto para a criação de negócios quanto para a vida pessoal e profissional. Ela busca promover competências socioemocionais como pensamento crítico, colaboração e autoconhecimento, e pode envolver a criação de projetos que conectam a escola à comunidade. 




Principais características do empreendedorismo

Identificação de oportunidades: Enxergar problemas como oportunidades e buscar soluções criativas para eles.

Inovação: Criar algo novo ou dar uma nova combinação a recursos já existentes, como novos produtos, serviços ou processos.

Visão de mercado: Ter uma boa percepção de mercado, tendências e do público-alvo.

Assunção de riscos: Estar disposto a assumir riscos calculados para tirar uma ideia do papel.

Planejamento e estratégia: Desenvolver um plano de negócios com objetivos claros e meios para alcançá-los.

Resiliência e persistência: Não desistir diante dos desafios e estar pronto para tentar novos caminhos. 




O Que é Empreendedorismo e Seus Tipos



Em sua essência, o empreendedorismo é o processo de criar valor, seja ele econômico, social ou cultural. Dependendo do seu foco e motivação, podemos destacar três tipos principais:


1. Empreendedorismo por Oportunidade: É quando o indivíduo identifica uma lacuna no mercado, uma tendência ou uma nova tecnologia e cria um negócio para explorar essa chance. O foco é no crescimento e na inovação.

   · Exemplo: Um jovem que desenvolve um aplicativo para conectar pequenos produtores agrícolas diretamente com consumidores urbanos, eliminando intermediários.


2. Empreendedorismo por Necessidade: Ocorre quando a pessoa inicia um negócio por falta de alternativas no mercado de trabalho, muitas vezes para garantir sua subsistência.

   · Exemplo: Um estudante que, para ajudar em casa, começa a vender doces ou salgados na escola, ou a prestar serviços como designer gráfico freelancer.


3. Empreendedorismo Social: Tem como principal objetivo gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, e não apenas o lucro financeiro. O lucro é reinvestido para ampliar a solução do problema social.

   · Exemplo: Um grupo de jovens que cria um projeto para oferecer aulas de reforço escolar gratuitas para estudantes de baixa renda da sua comunidade.


A Importância da Educação no Ensino Médio


A escola é o ambiente ideal para semear a cultura empreendedora. A educação para o empreendedorismo no Ensino Médio não deve se restringir a aulas de administração. Ela é multidisciplinar:


· Ciências Humanas: Disciplinas como História, Sociologia e Filosofia são fundamentais para entender o contexto social, as desigualdades e os valores éticos, essenciais para um empreendedorismo consciente e responsável. A Geografia, por exemplo, ajuda a entender o mercado local e global.


· Educação Financeira: Ensinar sobre orçamento, investimento, juros e controle de gastos é crucial para que o jovem não apenas gerencie um futuro negócio, mas também sua vida pessoal, evitando armadilhas financeiras.


· Empreendedorismo: Inserir no currículo projetos práticos que simulem a criação de uma startup, desde a ideação até o pitch (apresentação da ideia), desenvolve habilidades como trabalho em equipe, planejamento, marketing e comunicação.


Transformando Indivíduos e a Sociedade: Jovens em Ação



O empreendedorismo transforma o jovem ao torná-lo mais proativo, crítico e preparado para os desafios do século XXI. Ele para de ser apenas um espectador e se torna um agente de mudança. Essa transformação individual reverbera na sociedade, gerando empregos, movimentando a economia local e solucionando problemas crônicos.


Exemplos inspiradores de jovens empreendedores brasileiros não faltam:


· David Donglan, fundador da Mete a Colher, uma startup que conecta mulheres vítimas de violência doméstica a uma rede de apoio, incluindo assistentes sociais e psicólogos.


· Camila Achutti, referência em tecnologia e educação, fundadora da Ponte21, uma consultoria que ajuda empresas na transformação digital, e uma grande defensora da inclusão de mulheres na área de TI.


· Rene Silva, que, ainda adolescente, criou o jornal Voz das Comunidades para dar visibilidade ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e hoje é uma plataforma de mídia e impacto social.


A Importância do Individual e do Social


Tanto o Empreendedorismo Individual quanto o Social são vitais:


· Empreendedorismo Individual: Empodera o jovem, gera independência financeira e desenvolve competências altamente valorizadas em qualquer carreira. É um caminho para a autorrealização e para a criação de riqueza.


· Empreendedorismo Social: Resgata o senso de comunidade e de responsabilidade coletiva. Mostra que os negócios podem ser uma força para o bem, combatendo problemas como a fome, a falta de educação de qualidade e a degradação ambiental. Ele humaniza a economia.


Conclusão


Assim como as Ciências Humanas e Sociais, para o jovem do Ensino Médio brasileiro, o empreendedorismo não é uma disciplina a mais, mas uma lente nova para enxergar o mundo. É uma ferramenta de empoderamento que ensina a transformar dificuldades em degraus, ideias em ação e sonhos em realidade. Seja abrindo seu próprio negócio, atuando em uma causa social ou simplesmente sendo mais criativo e resiliente em sua futura profissão, o espírito empreendedor é a semente que, regada pela educação, pode florescer em um futuro mais próspero, justo e inovador para todos.


Usando o texto acima, como base de orientação, a turma deverá realizar a divisão em cinco grupos para o desenvolvimento dos subtemas abaixo:


Grupo 01

Introdução ao empreendedorismo

O que é empreendedorismo?

Exemplos de empreendedorismo 

Tipos de empreendedorismo 

A importância do empreendedorismo na vida dos indivíduos e da sociedade 


Grupo 02 

Os tipos de empreendedorismo 

Por estrutura e por modelo de negócio 

Por objetivo e motivação 

Por público e temas


Grupo 03 

Exemplos de empreendedorismo 

Usar os tópicos do grupo 02, porém,  abordando exemplos reais.


Grupo 04

A importância do conhecimento, autoconhecimento e das Ciências Humanas e Sociais no Empreendedorismo do Jovem 


Grupo 05

Empreendedorismo meu bairro e minha vida - Como o empreendedorismo pode transformar a minha vida (empreendedorismo individual) e melhorar a minha sociedade (empreendedorismo social).


ATIVIDADE PONTUADA (+2,0)


Exercício: Empreendedorismo na Juventude


Instruções:


· Leia o texto "Empreendedorismo na Juventude: Uma Semente para Transformar o Futuro" com atenção.

· Responda às questões 1 a 10 de forma discursiva (com suas próprias palavras).

· Para as questões 11 a 20, marque a alternativa correta.


Parte 1: Questões Discursivas (1 a 10)


1. De acordo com o texto, o que é empreendedorismo, indo além da simples ideia de "abrir um negócio"?


2.Explique, com suas palavras, o que é o Empreendedorismo por Oportunidade e dê um exemplo diferente do citado no texto.


3.O que caracteriza o Empreendedorismo por Necessidade? Dê um exemplo prático.


4.Descreva o Empreendedorismo Social e seu principal objetivo. Dê um exemplo.


5.Qual é a importância das Ciências Humanas (como História, Sociologia e Filosofia) para a formação de um jovem empreendedor?


6.Por que a Educação Financeira é considerada crucial no contexto do empreendedorismo para jovens?


7.Como a escola pode atuar para semear a cultura empreendedora, segundo o texto?


8.Além de gerar lucro, de que forma o empreendedorismo pode transformar a sociedade? Cite duas maneiras.


9.Identifique e explique brevemente um dos exemplos de jovens empreendedores brasileiros mencionados no texto.


10.Qual a diferença fundamental entre o Empreendedorismo Individual e o Empreendedorismo Social em termos de seu foco principal?


Parte 2: Questões de Múltipla Escolha (11 a 20)


11. Segundo o texto, o empreendedorismo é, antes de tudo:

a) Uma forma rápida de ganhar dinheiro.

b) Uma mentalidade.

c) Um conjunto de técnicas de vendas.

d) Um curso superior obrigatório.


12. Um jovem que desenvolve um aplicativo para conectar produtores rurais a consumidores é um exemplo de:

a) Empreendedorismo Social.

b) Empreendedorismo por Necessidade.

c) Empreendedorismo por Oportunidade.

d) Empreendedorismo Corporativo.


13. O Empreendedorismo por Necessidade geralmente ocorre quando:

a) Há excesso de oferta no mercado de trabalho.

b) O indivíduo identifica uma tendência inovadora.

c) A pessoa busca gerar impacto ambiental positivo.

d) Há falta de alternativas no mercado de trabalho para garantir subsistência.


14. A principal motivação do Empreendedorismo Social é:

a) Maximizar o lucro dos acionistas.

b) Gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

c) Competir agressivamente no mercado.

d) Substituir o papel do Estado por completo.


15. De acordo com o texto, qual disciplina ajuda a entender o mercado local e global, sendo fundamental para o empreendedor?

a) Biologia

b) Educação Física

c) Geografia

d) Química


16. A Educação Financeira no Ensino Médio é importante porque:

a) Ensina apenas a calcular juros compostos para provas.

b) É útil apenas para quem vai ser contador.

c) Ajuda a gerir um negócio e a vida pessoal, evitando armadilhas financeiras.

d) Substitui a necessidade de se aprender Matemática.


17. Um dos exemplos de jovens empreendedores citados no texto é Camila Achutti, que atua principalmente na área de:

a) Moda sustentável.

b) Tecnologia e educação.

c) Jornalismo comunitário.

d) Confeitaria artesanal.


18. O texto descreve o empreendedorismo como uma "lente nova para enxergar o mundo". Isso significa que ele:

a) Cria dificuldades para o jovem.

b) Oferece uma forma passiva de observar a realidade.

c) É uma ferramenta que permite transformar ideias em ação e sonhos em realidade.

d) Deve ser praticado apenas por adultos.


19. A importância do Empreendedorismo Individual, conforme o texto, inclui:

a) Gerar dependência financeira dos pais.

b) Substituir a necessidade de um diploma universitário.

c) Empoderar o jovem e desenvolver competências valorizadas.

d) Focar exclusivamente em ganhos para a comunidade, ignorando o lucro.


20. O projeto "Voz das Comunidades", criado por Rene Silva, é um exemplo de empreendedorismo que tem forte ligação com:

a) Inovação em aplicativos de transporte.

b) Mídia e impacto social em comunidades.

c) Consultoria em transformação digital para grandes empresas.

d) Produção e venda de doces para arrecadação de fundos.

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