quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

02 - O que é belo?

Postagem 02

Aula 02 - O que é belo?


Conceito de belo


Vídeo introdutório

https://www.youtube.com/watch?v=w5MhllXnt74


Vênus de  Willendorf


Introdução

No início do nosso pensamento sobre o belo e a estética tem como época as mitológicas gregas, em que imperava o pensamento matemático e geométrico refletido em toda as esferas sociais. É importante trazermos esses elementos para entendermos a origem do pensamento ocidental, hegemônico, em relação ao estudo do belo e em um segundo momento a origem da disciplina estética no âmbito acadêmico.


Tatarkiewicz (2001) articula o desenvolvimento do conceito de arte desde a época da Grécia antiga até os dias atuais. Àquela época, a palavra arte tinha um significado muito mais amplo e era utilizada de forma coloquial para todos os tipos de fazer, de produção. As palavras músico, poeta, arquiteto não se faziam necessárias naquele contexto histórico. Os gregos não utilizavam as denominações artes visuais, música, poesia, arquitetura como nos dias atuais porque não necessitavam desses conceitos, pois a divisão do trabalho artístico era diferente e muitas vezes coletiva, como a música e a dança, uma vez que um único nome representaria essa união.


Para os gregos, a palavra arte era entendida como toda forma de produção com destreza, ou seja, toda a práxis era arte. Um carpinteiro, escultor, pintor eram considerados artistas pois produziam com destreza. As divisões também se davam em razão do esforço físico utilizado na produção da obra: se havia esforço físico, era considerada arte inferior; se não havia, era considerada arte superior. Escultores estavam no mesmo patamar de carpinteiros, pois ambos produziam determinado produto artístico e faziam esforço físico; em contrapartida, o músico era considerado superior, pois utilizava apenas seu intelecto para realizar sua arte. Apresentaremos breves e sintéticas definições sobre o belo no decorrer da história acadêmica ocidental. Iniciando pelo complexo pensamento de Platão a respeito do belo.


O que é o belo na filosofia?

Para Platão, filósofo grego do século V a.C., o belo está ligado a uma essência universal e não depende de quem observa, pois está contido no próprio objeto, na criação. Platão acreditava, ainda, que tudo o que existe no mundo sensível (imperfeito) é apenas uma cópia do que está no mundo inteligível (perfeito).


O que é o belo para Aristóteles?

Podemos entender que para Aristóteles o belo não é ligado a conceitos de real. O artista teria a liberdade para criar realidades e dar sentido para um mundo que não tem sentido. A obra de arte teria também um papel histórico e didático na evolução humana.



Vênus de Milo 


O que é o conceito de Belo?

Segundo o dicionário, é aquilo ou alguém que tem forma ou aparência agradável, harmoniosa. Que desperta sentimentos de admiração, nobreza e perfeição.

O belo é a exposição sensível da idéia nas obras de arte, a partir das quais, pela primeira vez, seria resolvida a contradição entre sujeito e objeto, uma vez que a obra é “o primeiro elo intermediário entre o que é meramente exterior, sensível e passageiro e o puro pensar”.


O belo é aquilo que atrai, que aproxima, que expressa uma qualidade admirável. Uma pessoa bela demonstra conteúdo, algo admirável com harmonia e estética. Um outro ponto importante da beleza é a completude, uma imagem bela é completa por si só, independente das coisas que a cercam.


* completude: qualidade, estado ou propriedade do que é completo, perfeito, acabado.



O Nascimento de Vênus



Foto do quadro


Exercícios 

01 - O que é estética?


02 - Informe duas definições de belo abordadas pelo texto acima:


03 - O que é arte?


04 - Como a beleza influencia na arte?


05 - Na Grécia Antiga, como o pensamento matemático e geométrico influenciava na Arte?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

07 Lab. Ling - Laboratório de Linguagens no Ensino Médio

Segue um texto bem didático sobre Laboratório de Linguagens no Novo Ensino Médio. Laboratório de Linguagens no Novo Ensino Médio ...