Projeto de Linguagens CIEP 432
📚 Projeto de Linguagens: A relação entre Literatura e outras formas de arte (cinema, música e artes visuais).
Sugestões de Atividades👇🏾
1. CineLiteratura 🎬📖
Exibição de trechos de filmes baseados em livros, seguida de um debate sobre adaptações cinematográficas. Exemplos: Dom Casmurro (Machado de Assis) e Capitu (minissérie), O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna).
2. Batalha de Trilhas Sonoras 🎶📚
Os alunos escolhem músicas que poderiam representar obras literárias e justificam suas escolhas. Também podem comparar músicas que já foram inspiradas por livros, como Faroeste Caboclo (Senhora de José de Alencar).
3. Galeria Literária 🎨📖
Exposição de ilustrações, pinturas e fotografias inspiradas em livros, trechos ou personagens. Os alunos podem criar suas próprias artes ou reinterpretar capas de livros famosos.
4. Teatro Literário 🎭
Encenação de trechos de livros ou monólogos de personagens icônicos da literatura. Outra opção é a leitura dramatizada de poesias ou cartas fictícias entre personagens.
5. Stop Motion Literário 🎞️
Os alunos criam curtas-metragens em stop motion baseados em cenas de livros, usando massinha, recortes ou bonecos. O resultado pode ser exibido no evento.
6. Quiz Interativo Literário 🎤❓
Jogo de perguntas e respostas sobre livros e suas adaptações para cinema, teatro e música. Pode ser no estilo "Kahoot" ou com uma roleta de desafios.
7. Oficina de Cordel e Rap 🎶📝
Os alunos criam cordéis ou raps inspirados em obras literárias, misturando literatura e cultura popular. No final, apresentam suas criações em um sarau.
8. Livro Vivo 📖👥
Cada aluno se veste e interpreta um personagem literário famoso e interage com o público como se fosse o próprio personagem, respondendo perguntas e contando sua história.
9. Mural Interativo "Se Essa História Virasse Arte..." 🎨📜
Painel onde os alunos colam trechos de livros e relacionam com obras de arte, filmes ou músicas. O público pode deixar comentários e sugestões.
10. Escape Room Literário 🔑📚
Jogo de fuga baseado em um enredo literário, onde os participantes precisam resolver enigmas relacionados à obra para "escapar". Exemplo: um desafio inspirado em Sherlock Holmes ou Alice no País das Maravilhas.
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