domingo, 10 de março de 2024

04 - Arte na pré-história

Postagem 04 

Aula 04 - Arte na pré-história.



A arte pré-histórica é aquela produzida durante os períodos cronológicos da Pré-História, com destaque para os períodos Paleolítico e Neolítico. A arte pré-histórica inclui produções artísticas como as pinturas rupestres e gravuras feitas em pedra, além de esculturas e estatuetas.



A arte na Pré-História é uma das expressões mais fascinantes da criatividade humana em seus primórdios. Aqui está um resumo das características principais:


Paleolítico: Este período, que vai de cerca de 2,5 milhões de anos atrás até 10.000 a.C., é marcado pelas famosas pinturas rupestres encontradas em cavernas. Estas pinturas mostram cenas de caça e figuras de animais, sugerindo uma possível função ritualística ou simbólica.


Neolítico: Entre 10.000 a.C. e 5.000 a.C., a arte começa a refletir as mudanças no estilo de vida humano com o advento da agricultura e do sedentarismo. As expressões artísticas incluem construções megalíticas e artefatos mais sofisticados, como ferramentas polidas e cerâmica.


Idade dos Metais: A partir de 5.000 a.C. até cerca de 3.500 a.C., a arte pré-histórica evolui com o uso de metais, o que permitiu a criação de objetos mais duráveis e detalhados.


A intenção por trás dessas obras de arte é um tema de grande debate entre os especialistas, mas é amplamente aceito que elas tinham significados profundos para seus criadores, relacionados à sua visão de mundo e espiritualidade. 


As motivações mais comumente mencionadas são que as populações pré-históricas faziam esses registros como forma de:


- Registrar o cotidiano apenas por registrar. Nesse caso, o registro artístico seria no sentido “a arte pela arte”.


- Registrar com fins ritualísticos de criar uma conexão do homem com a natureza.


De toda forma, apesar dos debates e dos avançados estudos feitos no sentido de buscar uma compreensão dessa arte, a verdade é que o entendimento real da mensagem da arte pré-histórica é quase impossível, uma vez que não conhecemos os códigos da real mensagem que os autores dessas obras desejavam transmitir, como afirma o antropólogo e arqueólogo Rodrigo Simas Aguiar.


Foto do quadro - aula 01



Foto do quadro - aula 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NEJA (EJA) Arte na Idade Média

A Arte na Idade Média: A Luz da Fé e o Poder da Pedra Introdução: O que é a Arte? Antes de adentrarmos na Idade Médi...